Plano de Ensino

Quer saber tudo o que você vai aprender nesse curso? Então leia o plano de ensino a seguir.

Ao final, assista também a videoaula com a apresentação desse conteúdo.

Identificação do Curso

Curso Tecnologias de Informação e Educação – Os Desafios Educacionais na Era Digital
Área: Educação. Métodos e Técnicas de Ensino. Tecnologia Educacional.
Modalidade: Curso Livre
Número de horas para certificado: 60 horas. Nesse total, são considerados o tempo das videoaulas e as atividades desenvolvidas, como os exercícios propostos e o projeto de conclusão do curso.

Ementa

O curso permite compreender os conceitos iniciais da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), aplicadas ao contexto educacional, abordando tópicos que vão da relação entre a TIC e a Educação e sua aplicação em sala de aula, a análise do perfil do profissional de educação e os novos desafios encontrados, utilização de redes sociais no contexto educacional e a abordagem prática de ferramentas de TIC, além de técnicas e métodos para a elaboração de aulas com o auxílio de recursos tecnológicos.

Objetivos

  • Permitir ao aluno a compreensão de que a tecnologia de informação e comunicação pode ser uma aliada no processo educacional, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, sendo uma importante ferramenta, que não deve ser evitada pelos professores, pelo contrário, deve ser compreendida e utilizada para a construção do conhecimento colaborativo, além de servir como estímulo à pesquisa e trabalhos extraclasse.
  • Destacar a importância da capacitação do docente para trabalhar com os recursos tecnológicos, uma vez que os alunos, na sua grande maioria, já estão imersos no ambiente da tecnologia.
  • Desenvolver métodos para que, tanto alunos quanto profissionais da Educação, possam preparar conteúdos didáticos com o auxílio de recursos tecnológicos, utilizando a TIC como mais uma ferramenta no processo de ensino-
  • Conhecer e trabalhar recursos tecnológicos, de forma prática, possibilitando o conhecimento de diversas ferramentas.

Conteúdo Programático

  1. Abordagem dos conceitos introdutórios da TIC na Educação.
  2. Perfil do profissional de Educação, que deve estar alinhado a nova geração de estudantes, já totalmente imersos no ambiente tecnológico.
  3. Desenvolvimento de metodologias de aula onde a TIC seja parte integrante de qualquer conteúdo didático.
  4. Abordagem prática de ferramentas de tecnologia, dando exemplos do que o professor pode utilizar.
  5. Utilização de redes sociais no contexto educacional.
  6. Construção colaborativa do conhecimento e estímulo ao ambiente interativo.
  7. Abordagem de plataformas de construção colaborativa de conhecimento.
  8. Limites do uso da Tecnologia de Informação.
  9. Desenvolvimento de um projeto de conclusão e certificação do curso, que será obrigatório apenas aos alunos que necessitem do certificado do curso.

Metodologia

O conteúdo será trabalhado através de uma sequência de videoaulas, materiais complementares que poderão ser baixados pelos alunos, discussões em fóruns, atividades propostas através do ambiente virtual, videoconferências que poderão ser previamente agendadas e, finalizando, a elaboração de um projeto individual, seguindo todos os passos vistos ao longo do curso.

Durante o desenvolvimento do projeto final o aluno poderá interagir com o docente através do ambiente virtual e poderá fazer uma entrega parcial, onde os principais apontamentos e correções serão feitos pelo professor e devolvidos ao aluno, que terá tempo para fazer os ajustes e enviar a versão definitiva.

Avaliação / Certificado

A avaliação não é uma etapa obrigatória, tornando-se indispensável apenas aos alunos que queiram ou necessitem do certificado do curso.

A avaliação será composta por atividades desenvolvidas ao longo das aulas, além da elaboração de um projeto individual, que deverá ser submetido na plataforma de aprendizagem virtual.

Para ter direito ao certificado, o aluno deverá ter aproveitamento mínimo igual ou superior a 75%, devidamente comprovados pelas atividades e projeto.

O certificado será emitido em formato digital, assinado digitalmente e entregue ao aluno através da plataforma de aprendizagem virtual.

Bibliografia

OLIVEIRA, André Luís Belini. Tecnologia de Informação e Educação – Os Desafios Educacionais na Era Digital. São Paulo: Publicação Independente, 2021

OLIVEIRA, André Luís Belini. O uso das redes sociais e blogs como ferramentas de auxílio na discussão de conteúdos didáticos e práticas pedagógicas. Revista Digital Perspectiv@s – Um novo olhar para a educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Centro Paula Souza, 2018.

Download do Plano de Ensino

 
Se preferir, baixe o  Plano de Ensino
 

Assista a videoaula da apresentação do curso

 

 

 

 

Curso na Plataforma Hotmart

Para ter acesso ao material completo, adquira nosso curso na Plataforma Hotmart. Clique para acessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *